❓ Por que é importante falarmos de forma aberta, desde que seja com responsabilidade, sobre suicídio?
🗣️ O desconhecimento sobre o tema abre espaço para mitos e crenças equivocadas. E, se em qualquer temática isso já é um perigo, se agirmos assim quando o assunto é saúde mental podemos criar, mesmo sem querer, cenários muito perigosos.
👤 Se o fato de a pessoa se sentir em desamparo, incompreendida e sem possibilidades de encontrar ajuda são elementos que podem criar espaço para pensamentos e comportamentos suicidas tomarem espaço, que efeitos poderão ter, nessa pessoa, falas como “você está sofrendo por nada, já vai passar”, “se você quisesse mesmo, já teria feito” ou “isso é só drama”?
❗ Tratar o suicídio de forma séria e responsável, entendendo a multiplicidade de causas envolvidas no fenômeno e a importância do acolhimento aos tentantes e aos enlutados é um serviço importante que todos temos a cumprir. Para profissionais da saúde, isso passa por situações como ofertar um tratamento respeitoso a uma pessoa que chega ao pronto atendimento após a uma tentativa de suicídio. E, para a população geral, distante dessa área de trabalho, isso pode ser feito em pequenas ações como, por exemplo, não minimizar ou fazer piadas sobre o tema.
❗❗ E lembre-se sempre também que, se você estiver passando por um momento muito difícil, você não está sozinho! O @cvvoficial atende gratuitamente ligações pelo número 188, e vale também conhecer o @mapasaudemental, onde estão listados vários serviços gratuitos ou a valor acessível.