🩹 Oferecer cuidado em saúde mental exige conhecermos de quem estamos cuidando. Intervenções pré-preparadas, entregues prontas sem levar em conta a população que as receberão, não são efetivas e podem até ter um efeito contrário do desejado e serem prejudiciais.
🇧🇷 Em um país tão grande e diverso como o Brasil, observar e conhecer todas as múltiplas realidades é um trabalho intenso e de todos os dias. Mas, para completar a série de posts temáticos sobre o mês da mulher, trouxemos algumas informações importantes.
📊 51,1% da população brasileira é composta por mulheres
📊 A população de mulheres trans no Brasil é de mais de 707 mil pessoas
🏠 Mulheres passam uma média de 21h semanais em afazeres domésticos. Para mulheres brancas, esse número é 20,9h e para mulheres pretas e pardas, 22h.
❗38,9% das mortes de mulheres por homicídio ocorrem dentro das casas. Para os homens, esse número é de pouco mais de 14%
❗️50.692 mulheres relataram ter sofrido violência diariamente em 2022. A prevalência de violência ao longo da vida é maior entre: mulheres pretas (48%), com filhos (44,4%), com escolaridade até o ensino fundamental (49%), divorciadas (65,3%) e na faixa etária de 25 a 34 anos (48,9%). Para referência: na população geral, esse índice é de 33,4%.
🏢 5.570 municípios brasileiros têm serviços especializados de atendimento à violência contra a mulher. São 5.568 municípios no total.
#diadamulher#ibge#mulherbrasileira#delegaciadamulher#8demarço#diadamulher