⬇️ Diminuir o acesso a meios l3tais é uma importante estratégia de prevenção ao sv1c1d10.
⬛ Isso pode ser feito tanto em esferas menores, como por exemplo restringir a disponibilidade nas “farmácias domésticas” dentro de casa (especialmente de remédios controlados); quanto em esferas maiores, a nível de políticas públicas ou intervenções feitas por grandes empresas.
💊 Um exemplo disso: uma pesquisa feita no Reino Unido mostrou uma queda na m0rt4l1dad3 por sv1c1d10 após uma mudança na embalagem de determinado remédio, que passou a exigir um destaque individual pílula por pílula. {HAWTON, TOWNSEND & DEEKS. Effects of legislation restricting pack sizes of paracetamol and salicylate on self poisoning in the United Kingdom: before and after study (2001)}
❓ “Mas a pessoa não vai apenas tentar com outro método, então?”
❗Esta é uma dúvida muito válida – e, como sempre dizemos por aqui, o sv1c1d10 pode ser prevenido, mas nunca previsto. Não há uma estratégia com 100% de garantia.
📚 Há, sim, pessoas que podem tentar com outros métodos. Entretanto, o que pesquisas têm apontado é que não serão todas – há uma redução considerável entre pessoas que realizam uma tentativa e pessoas que realizam mais de uma (exemplos: ALLEBECK e BRANDT; ROSEN (1975); SEIDEN (1978))
❗❗Sendo assim, estratégias de redução de acesso aos meios são cuidados válidos de prevenção!
📝 Redação por: @maristefani
#vitaalere#ppsuicidio#karensca saudemental #setembroamarelo#prevencao#depressao#ansiedade#bemestar