❓ Sua? Minha? Dele? Dela?
👉 Quando uma pessoa morre por suicídio, é muito frequente que se busque um culpado, uma culpada ou uma situação que responda à pergunta: “mas, afinal, por que essa pessoa fez isso?”
💭 Para trabalharmos com prevenção de suicídio, é essencial entendermos que não há um culpado único para uma morte por suicídio. Há, na realidade, um conjunto de fatores sociais, econômicos, biológicos, culturais e situacionais.
❗ Desconstruir essa ideia de que há um culpado é um elemento importante tanto para pensarmos a prevenção quanto para acolhermos pessoas que perderam alguém querido por suicídio.
🗣️ Além disso, entendermos que há múltiplos fatores envolvidos no ato de alguém pôr fim à própria vida também nos lembra da importância de sempre tratarmos os outros com respeito e atenção – afinal, se há muitos fatores de risco, isso significa que nós também podemos criar múltiplos fatores de proteção!
❗ E, mais importante ainda, não se esqueça de que em caso de necessidade, o CVV está sempre disponível de forma gratuita pelo número 188. Você não está sozinho!
#saúdemental#cvv#setembroamarelo#prevençãodesuicídio#vitaalere#ppsuicidio#karensca