🩹 Perder uma pessoa por suicídio é um evento que impacta muito a vida de quem fica, e é muito comum que pessoas próximas a essa pessoa enlutada queiram ajudá-la, mas não saibam bem como.
1️⃣ Suporte: não tenha medo de falar sobre o assunto. Você pode dizer: “soube do que aconteceu com x pessoa, saiba que estou aqui se você precisar conversar”. Não julgue a pessoa, não diga a ela coisas como “você poderia ter previsto que isso ia acontecer!” e tampouco pergunte detalhes sobre o método ou sobre como a pessoa estava quando foi encontrada.
2️⃣ Informações: a pessoa pode estar se sentindo muito desorganizada. Uma forma de ajudá-la é acompanhá-la em processos burocráticos, ajudá-la a descobrir o que precisa ser feito ou se oferecer para realizar por ela tarefas diárias como ir ao mercado ou buscar crianças na escola.
3️⃣ Oportunidades:o luto é um processo natural e não devemos tentar evitá-lo ou apressá-lo. O que é algo muito interessante de ser feito é oferecer companhia para a pessoa poder desfrutar de momentos como caminhadas, ir ao cinema ou passar uma tarde com alguém.
❗Lembre-se sempre de atentar para como você está se sentindo, e se está emocionalmente disponível para agir neste momento. Além disso, é importante perceber qual a abertura que a pessoa está dando para falar com você sobre o assunto. Sempre se mostre disponível, mas respeite o tempo da pessoa enlutada.
❗❗Se você estiver passando por um momento difícil, lembre-se sempre que você não está sozinho! Procure ajuda: o CVV atende ligações gratuitamente pelo número 188, e busque conhecer o Mapa da Saúde Mental (link na nossa bio)
#vitaalere#ppsuicidio#karensca#luto#comoajudar#saúdemental#setembroamarelo