Polícia Civil desenvolve projeto pioneiro em C.Lafaiete e região
Com o apoio da Prefeitura Municipal os Peritos Criminais – Criminólogos Gilmar Dias Rodrigues e Renata Karla Peres Rodrigues (Foto); põem em prática um amplo trabalho de prevenção ao suicídio na cidade de Conselheiro Lafaiete e região.
O projeto de mestrado foi desenvolvido em Buenos Aires; originado em agosto de 2014, quando os pesquisadores estiveram em curso na Universidade de Salamanca (Espanha).
Em entrevista ao jornal EstadoAtual os peritos informaram
“Estamos preocupados com o aumento crescente de mortes precoces, constatadas mundialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS); fato que considera o suicídio um problema de saúde pública, onde noventa por cento dos casos são preveníveis, diagnosticáveis e tratáveis; nosso município se mobilizou, lançando uma ampla campanha de preservação pela vida; em setembro (mês referência pelas Instituições que intervém nessa questão).
É na primavera, que tudo renasce, floresce, o sol nos aquece com mais intensidade e após o inverno, neste contexto confortante e acolhedor, damos início a um longo e contínuo processo de informação, identificação, tratamento e resgate de grupos de risco; pois há muito que pode ser feito, para que as pessoas não desistam e prossigam suas vidas com saúde e equilíbrio” comentou o casal.
Ao finalizar os profissionais afirmaram que o projeto abrange desde a educação infantil desenvolvendo a identificação por símbolos de alegria, esperança e otimismo, praticados com atividades lúdicas, a sensibilização de jovens nas escolas, por meio de palestras, oficinas virtuais e inserção comunitária.
Com este implemento no programa da saúde local, os serviços municipais de recepcionamento social e encaminhamento clínico (pesquisa de 5HIAA – metabólito da serotonina, eficaz auxiliar para identificação de pacientes vulneráveis), já se estende as atividades a demais segmentos sociais como agentes multiplicadores da vida.