No mês de conscientização sobre o suicídio no Brasil, chamado de Setembro Amarelo, os dados incomodam: uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos. No mundo, 800.000 pessoas tiram as próprias vidas por ano – e uma em cada seis já cogitaram o suicídio como possibilidade em algum momento. Isso equivale a um suicídio a cada 40 segundos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
As campanhas de conscientização no Brasil ao longo do mês são promovidas por Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2015. O objetivo é tratar o problema como questão de saúde pública, que tem tratamento e que pode ser evitada.
Este ano, a agência nova/sb divulgou um estudo sobre o comportamento dos usuários nas redes sociais, quando se fala sobre o assunto. E um dado choca: 34% das pessoas faz piada sobre o assunto nas timelines. O objetivo da agência com a pesquisa é propagar a ideia da comunicação como ferramenta de transformação da sociedade.
Se precisar de ajuda, ligue para o 141 ou acesse o site: www.cvv.org.br.
Suicídio no Brasil
No Brasil, uma pessoa tira sua própria vida a cada 45 minutos. O grupo que mais comete suicídio são os com mais de 60 anos. A causa mais comum é a depressão, muitas vezes não diagnosticada ou tratada inadequadamente.
Nas redes sociais
As plataformas Facebook, Instagram, Twitter e YouTube foram monitoradas, em abril e maio deste ano, para analisar o comportamento da população brasileira sobre o assunto.
1.230.197 menções sobre o suicídio nas redes sociais
Associações mais frequentes: Baleia Azul (59,9%), 13 reasons why (26,6%), Depressão (7,7%), Intolerância (4,1%) e Outros (1,7%).
http://exame.abril.com.br/brasil/nas-redes-sociais-34-dos-usuarios-tratam-suicidio-como-piada/