O meticuloso plano de saúde mental que reduziu drasticamente o índice de suicídio em diferentes etnias de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e o novo programa de saneamento básico nas aldeias serão apresentados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, no próximo dia 19 de maio, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA).
O mato-grossense Rodrigo Rodrigues, titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, explicou que a medida tende a se tornar objeto de estudos e aplicação em outros países que possuem populações indígenas.
“Vamos estar representando o Ministério da Saúde do Brasil, no Congresso da ONU para discutir saúde indígena, quando apresentaremos um trabalho brilhante de redução do suicídio entre os jovens indígenas”, afirmou Rodrigo Rodrigues, para a reportagem do Olhar Direto, neste 19 de abril – Dia do Índio – Decreto-Lei 5.540/1943.
Para marcar o Dia do Índio, a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde realiza em Porto Seguro (BA), por quatro dias, o Programa Médicos Voluntários do Sertão. “Nossa equipe está lá. Eu nãopude ir por causa da reunião do colegiado do Ministério [da Saúde], com o retorno do ministro Marcelo Castro, que tinha afastado para votar [processo de impeachment, na Câmara dos Deputados]. Enviamos um representante da etnia xavante”, esclareceu ele, sobre atuação da pasta, no 19 de Abril – Dia do Índio.
Nesta quinta-feira (21), Rodrigo Rodrigues e sua equipe estarão participando de várias ações, na Aldeia aldeia dos Parecis – 70 quilômetros distante de Tangará da Serra. Na próxima semana, a equipe estará no Xingu (Vale do Araguaia), para visitar aldeias e discutir projetos de longo prazo.
Na semana passada, Rodrigo Rodrigues esteve na Serra da Raposa, em Roraima, em assembléia indígena, no pé do monte Roraima.
“Vamos partir para o enfrentamento da questão sanitária. Em menos de seis meses vamos dar a largada no maior programa de saneamento básico, em saúde indígena, em pelo menos 80% das aldeias. Estamos apenas aguardando nomear novo diretor de Obras e Saneamento do Ministério”, ponderou Rodrigues, quem possui uma equipe técnica voltada para o planejamento estratégico.