Exemplo britânico sobre a importância de capacitar profissionais que atuam em hotspots (locais que são frequentemente utilizados para o suicídio) para lidar com o comportamento suicida e auxiliar na prevenção do suicídio.
Mais de 450 potenciais tentativas de suicídio nas ferrovias britânicas foram impedidas em menos de um ano, graças a treinamento especial dado aos funcionários ferroviários para identificar pessoas em risco.
Desde abril de 2015, funcionários da Network Rail, operadoras de trens e a Polícia Britânica dos Transportes já fizeram mais de 458 intervenções – ou seja, mais que uma por dia—para ajudar pessoas vulneráveis que davam sinais de comportamento suicida.
A Network Rail estima que mais de mil potenciais tentativas de suicídio foram prevenidas entre julho de 2012 e julho de 2015, graças ao treinamento em Atendimento a Contatos Suicidas dado em parceria com a organização humanitária The Samaritans.
A cifra mais recente sugere um aumento importante no número de intervenções em 2014/15.
Uma representante da Network Rail disse ao Huffington Post UK que a empresa “atribui o aumento nas intervenções ao treinamento”.
“Foi por isso que investimos tanto no treinamento”, ela explicou. “Está claro que à medida que mais funcionários nossos fazem o treinamento e têm consciência do programa, mais intervenções estão sendo registradas.”
Mais de 11.500 funcionários da rede ferroviária concluíram o treinamento, que ensina as pessoas a ter confiança e a saber ouvir, para que possam aproximar-se de pessoas em sofrimento e conduzi-las até um local de segurança.
Andrew Wellbeloved, gerente de operações móveis da Network Rail, disse que pelo fato de ter feito o treinamento ele soube como abordar um homem que estava confuso, desorientado e em estado de desespero numa estação de trens no noroeste do país.
O homem estava sentado num banco da plataforma da estação, balançando-se para frente e para trás, com um pé diante do outro.
Quando Wellbeloved chegou perto, o homem disse que queria morrer. Wellbeloved o levou da plataforma para sua van, onde telefonou aos serviços de emergência, pedindo que não tocassem a sirene para não deixar o homem ainda mais assustado. O homem foi levado ao hospital.
“Eu estava nervoso porque nunca antes tinha estado numa situação assim, mas quando me lembrei do treinamento que fiz, isso me deu a confiança necessária para falar com o homem”, disse Wellbeloved. “Graças ao treinamento, pude ficar calmo e sentir confiança, como se soubesse o que tinha que fazer.”
A despachante de trens Neena Naylor interveio para ajudar uma mulher que estava parada numa plataforma da estação Birmingham New Street com um olhar vidrado. Naylor perguntou se poderia ajudá-la com alguma coisa.
“Ela se virou para mim, me olhou e falou ‘não sei’. Foi nesse momento que ela ficou histérica. Eu me lembro de ter dito: ‘Preste atenção só em mim. Não há mais ninguém aqui, ninguém mais tem importância, só você e eu.’”
“Foi o suficiente para mantê-la em segurança até a polícia dos transportes chegar.”
De acordo com a Network Railway, os suicídios em estradas de ferro representam 5% dos suicídios em todo o país. Em 2014/15, 314 pessoas se mataram nas ferrovias britânicas, um aumento de 4% em relação ao ano anterior e um número muito maior que os 220 suicídios verificados em 2002/03.
Ian Stevens, gerente do programa de prevenção de suicídios da Network Railways, explicou: “Qualquer morte que ocorra nas ferrovias ou nos trens já é uma tragédia. Mas o impacto é sentido não apenas por quem conhecia a pessoa que morreu: também afeta o condutor do trem, os funcionários da estação e as pessoas envolvidas em tudo o que acontece depois.”
“Queremos fazer todo o possível para impedir que os suicídios aconteçam, e, se acontecerem, para ajudar nosso pessoal a lidar com isso. Ao treinar milhares de funcionários ferroviários a identificar e ajudar pessoas vulneráveis, a Samaritans nos ajudou a salvar vidas, reduzir o trauma sofrido por nosos funcionários e manter a rede ferroviária funcionando para os milhões de passageiros que dependem dela.”
“Para fazer frente a este problema social e nos ajudar a garantir o funcionamento contínuo dos trens, é preciso haver uma colaboração contínua em todo o setor e com todo o mundo que trabalha com saúde mental.”
A Network Rail e a organização The Samaritans estão lançando uma nova série de cartazes a ser colocados em estações de trens na Inglaterra, Escócia e País de Gales, como parte da campanha “Estamos aqui para ouvir você”, que promove o serviço de ajuda às pessoas pelo telefone.
Os cartazes destacam palavras individuais dentro de frases, mostrando a mensagem oculta nas palavras das pessoas quando dizem que não estão bem.
Um dos cartazes da campanha “Estamos aqui para ouvir você”, da The Samaritans
Stevens disse: “Milhões de pessoas viajam de trem e frequentam estações ferroviárias todos os dias, então estamos bem posicionados para apoiar a campanha ‘Estamos aqui para ouvir você’, da Samaritans, e ajudar a difundir a mensagem de que você não precisa enfrentar seus problemas sozinho quando a vida fica muito difícil. E temos orgulho de fazê-lo.”