Estudo realizado na universidade de Coimbra e Nova de Lisboa afirmou que nos últimos anos houve um aumento significativo de suicídios entre homens e mulheres, com idade de 30 a 64 anos.
O ministério público confirma que uma vida é tirada a cada hora no Brasil, por suicídio e já é um grande problema da saúde pública.
As causas são diversas; social, perdas afetivas, a chegada da idade, doenças mentais, mas também afeta o grupo de solteiros, viúvos e idosos devido a tendência ao isolamento social, os jovens que perderam o emprego também podem ser afetados.
A causa que mais prevalece é a crise financeira. Em estudo pessoas com pensamentos suicidas ou que cometeram suicídios, uma grande parte perderam o emprego ou tem baixa renda familiar.
As doenças mentais
O suicídio é cometido quando a pessoa está com alguma doença mental, a mais provável é a depressão.
Segundo a organização mundial de saúde 121 milhões de pessoas sofrem de depressão e 15% dessas pessoas cometem suicídios. Ele é uma complicação da depressão, mas nem todo depressivo tem pensamento suicida.
Outros transtornos mentais como: Bipolar, dependência de álcool, de drogas psicoativas e esquizofrenia também são importantes fatores de risco.
Para evitar que suicídios não aconteçam é necessários tratar as doenças mentais, especialmente, a depressão.
É importante que familiares e amigos estejam atentos a mudanças do comportamentos de pessoa próxima sem motivo aparente.
O comportamento de possíveis suicidas
Isolamento social, perda do prazer pela vida, despedidas da família e amigos sem viagem programada, tristeza profunda sem perspectiva de futuro, apática, mudanças na rotina como: faltar na escola ou no trabalho sem motivos aparentes.
A ajuda
Centros de ajuda especializada, oferecem tratamentos para pessoas com transtornos mentais e pensamentos suicidas. Eles são encontrados em todo território nacional.
Cada um com sua ajuda diferenciada: O CDM, CAPS, e Grace, a ajuda é feita pessoalmente.
O CVV (centro de valorização á vida) oferece ajuda á distância: via chat, internet, telefone, skype e e-mail
Este centro é importante para as pessoas que tenham vergonha de buscar ajuda pessoalmente, querem ou precisam apenas de uma conversa com um profissional.
O Atendimento é realizado 24 horas por dia, é grátis, tem apoio emocional e prevenção ao suicídio. O atendimento é feito por voluntários com sigilo absoluto.
Mas para aqueles que querem ajuda pessoalmente, procurem um CVV próximo ao seu endereço.