Conta para a gente: quantas vezes você estava navegando na mais tranquila paz quando de repente um comentário, um post, um vídeo ou alguma interação online não desejada quebrou completamente a sua vibe e te fez revisitar sentimentos negativos? Essa sensação que intitulamos de “gatilho” é usada para expressar o efeito de quando algum conteúdo que consumimos nos dispara uma reação emocional.
Mas com tanta coisa disponível na internet – e com a vulnerabilidade que pode surgir quando não desenvolvemos filtros para aquilo que consumimos –, como podemos identificar potenciais gatilhos e lidar melhor com eles quando surgirem? A resposta começa dentro de você: prestar atenção no que dói, no que alegra, no que você quer ver mais e também naquilo que você não quer engajar.
Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas para usar as emoções como bússolas e aumentar o nível do seu bem-estar online. Ah, e essas estratégias também servem para entender se o conteúdo que compartilhamos pode ou não ser gatilho para os outros.
E por aí? O que você faz para buscar manter ao máximo os gatilhos longe do seu feed?
#ainternetqueagentefaz é uma iniciativa @Contente.vc, @SaferNetbr e @VitaAlere em parceria com Instagram e Facebook, da Meta. Saiba mais: www.ainternetqueagentefaz.com.br