❓ Quando falamos nos multifatores que podem indicar risco de suicídio, uma tentativa anterior é um dos mais importantes a nos atentarmos. Porém será que isso quer dizer que uma pessoa que tentou suicídio está sempre em risco de tentar novamente?
❗ Uma tentativa anterior é um fator de risco, não é sinal de um destino inescapável.
🗣️ Isso significa que quando estamos realizando qualquer tipo de triagem ou acolhimento psicológico ou emocional, precisamos nos informar sobre tentativas anteriores. Porém, em caso de existência dessas tentativas, não podemos reduzir a pessoa a esse único fato.
💭Uma coisa muito importante, inclusive, é ver qual a relação que a pessoa tem com este fato em sua vida. Após tentar, ela mesma foi buscar ajuda (ligou para alguém, foi ao pronto-socorro)? Ela até hoje relata queixosamente que foi encontrada por alguém e isso atrapalhou o que ela tinha em mente? Ela manteve planos de tentar novamente? Ela conta que esse evento mudou muito da sua forma de pensar, e não quer mais tentar de novo?
🛣️ Repare como por trás de um mesmo fenômeno aparente (uma tentativa de suicídio) podem haver inúmeras histórias. Acessá-las é essencial para sabermos mais sobre a pessoa com a qual estamos trabalhando, e não apenas reduzi-la a um fato de sua história – por mais importante que ele seja.
📝 Redação por: @maristefani