🇧🇷 Parte importante de qualquer trabalho de prevenção e/ou posvenção do suicídio é o conhecimento de dados referentes à realidade de cada território. O Brasil é, em si, um território de dimensões continentais, e garantidamente análises específicas com amostras menores são sempre importantes. Porém, por hoje, traremos aqui alguns dados mais amplos da realidade brasileira:
1️⃣ De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve um aumento de 11,8% nas taxas de suicídio entre os anos de 2021 e 2022.
2️⃣ Em 2022, a média foi de 44 suicídios por dia.
3️⃣ De acordo com o Atlas da Violência 2022, o cenário relativo aos jovens também reflete esta tendência de aumento. Para quase todos os estados, entre 2018 e 2019 houve um aumento na mortalidade por suicídio.
📈 Estes são apenas alguns dos dados disponíveis sobre o assunto – e recomendamos fortemente uma busca mais detalhada pelos documentos aqui mencionados. Tanto o Anuário de Segurança Pública quanto o Atlas da Violência podem ser encontrados online gratuitamente!
❗❗ E lembre-se sempre também que, se você estiver passando por um momento muito difícil, você não está sozinho! O CVV atende gratuitamente ligações pelo número 188, e vale também conhecer o Mapa de Saúde Mental, onde estão listados vários serviços gratuitos ou a valor acessível.
📝 Redação por: @maristefani
#vitaalere#ppsuicidio#karensca#prevencao#posvencao#setembroamarelo#ipea#atlasdaviolencia