🗓️ Dia 28 de agosto é o dia nacional do voluntariado. Às vésperas do início das campanhas de Setembro Amarelo, existem alguns pontos importantes para refletirmos quando o assunto é iniciar um trabalho voluntário – e, aqui, falaremos especialmente de acolhimento em saúde mental.
✨ Primeiramente, o trabalho de voluntários é de grande importância e ajuda muitos serviços, como o CVV, a se manterem. O que traremos aqui são algumas reflexões para garantirmos que essas práticas sejam sempre de cada vez maior qualidade:
1️⃣ Busque conhecer o território onde você está entrando. Isso independe de ser um acolhimento de saúde mental ou não: o essencial é se interessar genuinamente pela cultura, costumes e formas de funcionamento desse espaço no qual você está chegando.
2️⃣ Investigue suas próprias motivações. Um serviço voluntário é algo voltado para o outro, não apenas para si.
3️⃣ Entenda seus limites. Está tudo bem perceber que algumas situações nos mobilizam um pouco mais. Converse com supervisores e com colegas e, se necessário, entenda também o momento de dar uma pausa.
4️⃣ Se afaste de concepções prévias. Às vezes, algo que para nós parece insignificante pode ser uma grande questão para alguém! Quando estamos trabalhando em acolhimento em saúde mental, nunca devemos dizer coisas como “isso é besteira, espere que já vai passar!”. Será que a outra pessoa se sentirá acolhida ao ouvir isso?
📞 Por fim, lembre-se sempre de que, se você estiver passando por um momento difícil, o CVV atende ligações gratuitamente pelo número 188, e busque também conhecer o Mapa Saúde Mental (o link está na nossa bio).
👥 Além disso, o CVV frequentemente realiza capacitações para novos voluntários. Que tal também aproveitar essa data para conhecer um pouco mais e, quem sabe, se tornar também parte dessa equipe?
📝 Redação por: @maristefani
#vitaalere#saúdemental#voluntariado#ppdosuicidio#setembroamarelo