🗓️ Dia 27 de agosto é celebrado o Dia Nacional da(o/e) Psicóloga(o/ue). Você sabe qual é a história por trás desta data?
🎉 Apesar de ter sido instituída no calendário brasileiro apenas em 2016, a data marca o aniversário da regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no país. Publicada há 61 anos, a Lei 4.119/1962 celebra a atuação dos mais de 440 mil profissionais da área em todo o território! Vamos falar mais sobre essa classe profissional que reúne o maior número de psicoterapeutas no globo?
1️⃣ A Psicologia brasileira é marcada por recortes etários e de gênero significativos: segundo o levantamento do CensoPsi de 2022, a categoria é formada por 79,2% mulheres e 20,1% homens (não foram registradas informações sobre pessoas não-binárias). 50% das(os/es) participantes tinham até 39 anos. Isso ilustra um perfil majoritariamente feminino e jovem!
2️⃣ Para além dos tradicionais consultórios particulares, psicólogas(os/ues) atuam também nas políticas públicas, como a saúde e a assistência social, nos esportes, no sistema judiciário e demais contextos referentes aos cuidados em saúde mental pautados nos Direitos Humanos.
3️⃣ O horizonte ético da categoria prevê um trabalho baseado na promoção de saúde, dignidade e respeito, visando a qualidade de vida subjetiva e coletiva. Nas palavras do Código de Ética do Psicólogo: é papel da(o/e) psicóloga(o/ue) contribuir para a “(…) eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. Ou seja, a categoria deve andar lado a lado com as pautas de minorias, especialmente considerando o sofrimento psíquico que pode ser vivenciado por essa população.
🗣️ A Psicologia é uma área do conhecimento que deve estar em constante construção de uma atuação crítica e cuidadosa. Você conhece algum profissional da área? Compartilhe com ele esta postagem!
📝 Redação por: @maristefani
#diadopsicologo#diadapsicologa#saúdemental#saúdeemocional#emoções#terapia#vitaalere#vitaalere10anos