🏳️🌈 Dia 28 de junho é o dia internacional do orgulho LGBT. Você conhece a origem desta data?
📅 Em 28 de junho de 1969, durante a madrugada, a polícia fez uma abordagem mais truculenta do que o de costume numa boate chamada Stonewall Inn. Naquela noite, frequentadores do espaço se rebelaram, e o evento ficou conhecido como Revolta de Stonewall.
🌈 No ano seguinte, para marcar o aniversário de um ano da Revolta de Stonewall, uma mulher bissexual chamada Brenda Howard organizou a primeira parada do orgulho LGBT+.
🧠 E qual a relação disso tudo com saúde mental? Até hoje, muitas pessoas LGBT+ sofrem preconceito por conta de sua forma de viver e entender corpo, gênero e sexualidade. Então, para falarmos em elementos protetores para esta população, claramente um primeiro ponto importante é o combate ao preconceito, um dever de todos. Mas, além disso, eventos como as paradas LGBT+ que ocorrem em diversos lugares do mundo também têm a função de permitir um aumento do senso de comunidade, de identidade e de identificação para essa população, ao mesmo tempo em que promovem a diminuição da sensação de inadequação, prejudicial à saúde mental.