🗣️ Muitos se sentem movidos pela curiosidade de procurar e compartilhar cartas e bilhetes deixados por alguém que tirou a própria vida, especialmente quando o caso ganha grande repercussão midiática. Entretanto, essa conduta é muito prejudicial. Venha entender mais sobre os porquês:
1️⃣ Devemos sempre respeitar a privacidade da pessoa que morreu, bem como das pessoas próximas que estão enlutadas. O conteúdo dessas cartas diz respeito a um momento de muito sofrimento o qual poderia envolver não só a pessoa que tirou a própria vida, como essas outras pessoas ao redor. Compartilhar essas informações é desrespeitar a intimidade!
2️⃣ Se o caso envolveu armas de fogo e/ou colocou a vida de outras pessoas em risco, ele será considerado também um caso de polícia. Compartilhar informações pode ser prejudicial às investigações em curso.
3️⃣ O conteúdo dessas cartas diz respeito a um sofrimento intenso que, talvez, outras pessoas também podem estar sentindo. Divulgar amplamente textos que sugerem que a morte é uma alternativa para pôr fim a esses sofrimentos pode ter efeitos muito prejudiciais para pessoas que já estejam se sentindo vulneráveis.
❗ Lembre-se sempre de se perguntar: a nossa curiosidade pode valer mais do que as vidas de outras pessoas?
#saúdemental#cartasdesuicídio#prevençãodesuicidio#vitaalere#ppsuicidio#karensca