📚 Para encerrar nossa série de posts temáticos do mês da mulher, trouxemos algumas mulheres que fizeram parte da história da psicologia e da psicanálise:
1️⃣ Anna Freud foi psicanalista. Ela ampliou algumas das teorias de Sigmund Freud, mas também divergiu de algumas delas.
2️⃣ Melanie Klein também foi psicanalista. Ela trabalhou muito com bebês e crianças, e seus escritos até hoje são referência para os estudos sobre desenvolvimento humano.
3️⃣ Françoise Dolto foi pediatra e depois trabalhou como psicanalista de crianças. Na França, ela idealizou e fundou a Maison Verte (podemos traduzir para “Casa Verde”), um espaço para promover escuta e acolhimento para pais e crianças no meio do caos dos grandes centros urbanos.
4️⃣ Oliva Sabuco foi uma filósofa espanhola e responsável por propor, ainda no século 17, uma análise da saúde humana considerando estudar o corpo, mas também a alma/mente.
5️⃣ Nise da Silveira viveu no Brasil e até hoje é referência no movimento chamado luta antimanicomial. Em seu trabalho, ela empregava práticas de fala e escuta, bem como o trabalho em ateliês de arte, no cuidado de pessoas que estavam com quadros de adoecimento mental.
6️⃣ Laura Perls foi fundamental no nascimento e desenvolvimento da Gestalt-terapia, tinha uma atitude positiva em relação à vida e era amorosa e empática com o cliente.
❗É muito fácil sermos levadas a pensar que esses nomes são únicos, ou que elas são “as pioneiras”, ou que elas constituem um patamar inatingível de trabalho e conhecimento. Talvez, isso ocorra porque não tenhamos tanta notícia de trabalhos feitos por mulheres na ciência quanto temos por homens. Mas, é sempre importante lembrar que essas mulheres não se firmaram profissionalmente sozinhas, e que elas também não foram as únicas!
🗣️Então, aproveita e conta pra gente nos comentários quais outras mulheres você conhece que tem trabalhos importantes na área da saúde mental
#8demarço#diadamulher#lutaantimanicomial#mulheresnaciencia#nisedasilveira#psicanalise#psicologia