No futuro todos serão cancelados? Você já foi? Se não, talvez já possa ter cancelado alguém ou, no mínimo, saber de algumas dezenas de histórias de pessoas que foram canceladas. Quanto mais alguém se expõe online maior é a chance de um cancelamento. De seguidores, passamos a ser julgadores e fiscais do comportamento alheio.
Mas como a gente pode trocar a lógica do cancelamento por uma dinâmica de mais conexão? É preciso nos lembrarmos do que nos une: nossa humanidade.
“Todas as pessoas erram, cometem deslizes, o que é diferente de ter uma postura preconceituosa, abusiva e violenta. Ao tentar cancelar uma atitude de uma pessoa, cancela-se ela por inteiro. Se colocar no lugar do outro, ouvir o que ele tem a dizer e ser empático são caminhos importantes”, afirma a psicóloga Karen Scavacini, fundadora do Instituto @VitaAlere de Prevenção e Posvenção do Suicídio.
Não estamos falando em sermos omissos nem em minimizar atitudes que não são mais aceitáveis – é importante a gente compreender essa diferença, né?
“Você pode alertar sobre porque o comportamento ou o conteúdo que a pessoa produziu não é aceitável. Você pode permitir que a pessoa tenha oportunidade justa de defesa e, eventualmente, responda na Justiça pelo que cometeu, denunciando conteúdos ou levantando um debate equilibrado sobre o tema. Atenha-se ao que a pessoa falou ou fez, e não ao que a pessoa é”, acrescenta o psicólogo e diretor de educação da @SaferNetbr, Rodrigo Nejm.
Para a internet ser mais ponte do que muro, é bom que a gente aprenda a conversar melhor. Feedbacks podem ajudar a pessoa a repensar seus atos, num movimento de construção. Quando se depara nessa situação você é do time do diálogo ou do cancelamento? Lembrando que aqui não estamos julgando, estamos todos aprendendo!
#ainternetqueagentefaz é uma iniciativa @Contente.vc, @SaferNetbr e @VitaAlere em parceria com Instagram e Facebook, da Meta. Saiba mais: www.ainternetqueagentefaz.com.br
#pratodosverem: imagem com fundo laranja, ilustração de duas figuras humanas (uma feminina e uma masculina). Texto alternativo com a frase “Sobra alguém quando todo mundo é cancelado?”. Nas internas, alternativas ao cancelamento nas redes.