ALERTA! Correntes nas redes sociais estão divulgando um número 0800 para prevenção ao suicídio que não existe.
O contato de prevenção ao suicídio no Brasil é o CVV pelo número 141 (e 188 apenas para o Rio Grande do Sul), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
Corrente pede para que o usuário repasse números de telefones para prevenção de suicídios para três amigos, mas será que isso é verdadeiro ou falso?
Esse texto apareceu nas redes sociais (principalmente, no WhatsApp) na segunda quinzena de dezembro de 2016 e trata de um assunto que preocupa muitas famílias: O suicídio!
O alerta pede para que o usuário repasse para no mínimo três de seus amigos alguns números de telefone que seriam de serviços de ajuda à prevenção de suicídios! A ideia é a de que as pessoas que tiverem com ideia de tirar a própria vida conheçam esse serviço e, dessa forma, possam desistir do suicídio…
Os números em algumas versões dessa corrente são “0-800-273-8255” e “0800 290 0024”.
Será que isso é verdade? Existe mesmo algum centro de prevenção à suicídios?
Verdade ou mentira?
Os números que estão sendo espalhados pelas redes sociais juntamente com essa corrente não existem!
Na verdade, esses telefones foram retirados do site da empresa que desenvolve o WhatsApp, mas o primeiro número (que seria o 1) foi substituído por zero. Os números de telefone originais são dos Estados Unidos e não funcionam aqui para o nosso país.
No Brasil, o WhatsApp recomenda o Centro de Valorização da Vida (CVV) para casos de prevenção ao suicídio, cujo o telefone é 141.