A depressão maior nem sempre é tão fácil de detectar em si mesmo ou alguém que você ama. Use essas pistas para determinar quando o tratamento é necessário.
Todo mundo se sente um pouco deprimido agora e depois. Mas a tristeza ea retirada pode se tornar incapacitante, colocando-o em risco para uma série de condições e consequências graves, incluindo suicídio.
Sintomas de depressão nem sempre são tão óbvias como desespero chorando frequente e esmagadora.”Muitas vezes as mudanças são sutis, ea pessoa pode não perceber, mas os seus amigos e entes queridos pode”, diz Boadie W. Dunlop, MD , diretor do programa de humor e ansiedade no departamento de psiquiatria da Emory University School of Medicine, em Atlanta.
Ainda assim, não há um padrão. Depressão sintomas podem progredir gradualmente de leve, como escolher para ficar em casa para assistir TV em vez de sair com os amigos, a mais grave, como pensamentos suicidas. Ou alguém pode ir de parecendo perfeitamente feliz em estar totalmente deprimido em questão de dias ou semanas. A progressão varia de pessoa para pessoa.
“Depressão sintomas são particularmente preocupante se alguém exibe mais de um, ou se eles persistirem por mais de duas semanas”, diz Simon Rego, PsyD , diretor de formação de psicologia na Montefiore Medical Center / Albert Einstein School of Medicine, em Nova York.
Para ajudá-lo a reconhecer a depressão que merece preocupação, seja em si mesmo ou um ente querido, aqui estão seis sintomas de depressão – alguns dos quais você pode até achar surpreendente – que você não deve ignorar:
1. Dificuldade para dormir. Apesar de ser mais lento no comportamento e motivação, as pessoas deprimidas frequentemente ficam acordados à noite, incapaz de dormir, diz Sarah Altman, PhD , um psicólogo clínico no departamento de psiquiatria e saúde comportamental no Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus. Por outro lado, algumas pessoas deprimidas podem ter dificuldade para sair da cama e pode dormir por longos períodos durante o dia.
2. Perda de interesse em atividades favoritas. Algumas pessoas se voltam para passatempos que gozam quando se sentem azul, mas as pessoas com depressão tendem a evitá-los. “Então, se uma pessoa que adorava passar o tempo com seus netos, de repente não quer vê-los, ou um cara que ama pescar repente pendura as hastes, é uma bandeira vermelha”, diz o psiquiatra Tina Walch, MD , diretor médico do o Hospital South Oaks North Shore-LIJ em Amityville, Nova York.
3. Aumento de energia. Ironicamente, quando as pessoas deprimidas tenham tomado a decisão de fazer algo drástico, como matar a si mesmos, eles podem ir de desatenção e desacelerou para mais enérgico. Isso é porque eles sentem uma sensação de alívio por ter chegado a uma resolução, Dr. Walch diz, “por isso, se você notar uma drástica mudança como esta, você deve estar muito preocupado.”
4. Mudança no apetite. Algumas pessoas comer demais quando estão deprimidas ou ansiosas, mas em pessoas com depressão grave , o oposto é geralmente verdadeiro. “Uma pessoa deprimida pode parar de comer porque ele ou ela não está mais preocupada com o bem-estar físico”, diz John Whyte, MD , um internista placa-certificado em Washington, DC, e autor do livro isso é normal: O Guia Essencial para Oriente Age and Beyond . “Desrespeito para a higiene pessoal também é motivo de preocupação,” Dr. Whyte acrescenta.
5. suscetibilidade. “Em algumas pessoas, a depressão se manifesta como mais irritabilidade e impaciência do que sentir para baixo,” diz o Dr. Dunlop.
6. Um emergente lado negro. “Uma pessoa que está gravemente deprimida pode tornar-se preocupado com a morte e outros temas melancólicos”, diz Walch. Por exemplo, ele ou ela pode falar sobre o que as coisas vão ser como “depois que eu me for …” e pode também tornar-se mais propensos a assumir riscos não calculados.
O Próximo passo: Como obter ajuda
Se você notar qualquer destes graves sintomas de depressão em si mesmo ou alguém que você ama , chegar e pedir ajuda. “Na maioria das pessoas, a depressão, até mesmo depressão maior, é uma doença tratável”, diz Walch “Existe uma vasta gama de. Medicamentos e terapias que têm sido comprovada para o trabalho.” Especificamente, aqui está o que você deve fazer:
Avaliar a gravidade.
Se você ou um ente querido está considerando prejudicando a si mesmo, ou está a ter outros pensamentos escuros, imediato do tratamento é crítica. “Vá para a sala de emergência mais próximo ou contacte o seu local ou um fornecedor privado de saúde mental”, diz Walch. Ou entre em contato com o National Suicide Prevention Lifeline em 800-273-8255 (Talk).
Criar um ambiente seguro.
“Se a pessoa expressa pensamentos suicidas, remova quaisquer itens potencialmente letais da casa, tais como armas”, diz Dunlop.
Consulte um profissional de saúde mental. “Ele não tem que ser um psiquiatra – que também pode ser um psicólogo ou terapeuta”, diz Whyte.
Seja gentil.
“Culpar ou castigando as pessoas deprimidas para sentir baixa ou desmotivado não é útil e, normalmente, serve para reforçar os sentimentos negativos que eles já têm”, diz Dunlop. “Em vez disso, abrir a discussão de uma forma não-julgamento e incentivar a pessoa a procurar ajuda.”
Ignorar o estigma.
“A história recente do piloto alemão [suicidas] não foi útil em termos de o estigma em torno da depressão”, diz Walch. ” As pessoas deprimidas que são suicidas não são assassinos . Pensamento suicida pode ser um sintoma de depressão, mas o pensamento homicida não é. “
Olhe aos recursos.
“Há muitas organizações que têm recursos on-line sobre a depressão,” diz o Dr. Altman. Eles incluem os Institutos Nacionais de Saúde Mental , a Aliança Nacional para a Saúde Mental e da American Psychological Association .