O que é o marketing Amarelo e a necessidade de falar de prevenção o ano todo
Durante meus estudos para o doutorado, em uma das entrevistas em grupo, uma questão chamou a atenção, o fato de pessoas colocarem lacinhos amarelos durante o mês de setembro, e alusão ao setembro amarelo, tirarem uma foto, postarem na rede e só! Não conseguirem falar sobre o assunto e nem perguntar como o outro está.
Uma das colaboradoras da pesquisa, que perdeu um filho para o suicídio relatou na época que isso havia ocorrido com uma prima dela. Que ela tinha visto a prima postar a foto com o lacinho na rede social mas que essa prima NUNCA havia conversado com ela sobre o que havia ocorrido com o seu filho.
Diante disso e de outros relatos criei o termo “marketing amarelo”, conforme descrito na minha tese de doutorado “O suicídio é um problema de todos: a consciência,
a competência e o diálogo na prevenção e posvenção do suicídio”, que pode ser baixada aqui.
O marketing amarelo refere-se a usar o setembro amarelo e suas campanhas, como um marketing pessoal, mas isso não se refletir em um cuidado ou preocupação real.
Claro que não podemos julgar a prima dessa colaboradora, mas refletir como podemos falar sobre o assunto e REALMENTE ajudar a quem precisa e transformar aumento de consciência em ação.
Isso nos leva a pensar sobre a importância de planejarmos campanhas com responsabilidade e sobre falarmos sobre a prevenção do suicídio durante o ano todo e não somente no mês de setembro.
Não tenho dúvidas que estamos falando mais sobre o assunto, e que o setembro amarelo colaborou para que isso fosse levado a muitos lugares, mas isso precisa ocorrer todos os meses.
Acredito que campanhas que ocorram fora do setembro amarelo podem alcançar muitas pessoas, até por trazer algo novo e fora do mês.
Não podemos nos esquecer que para além do efeito Werther, conhecido por causa do livro de Goethe “Os sofrimentos do jovem Werther”, onde percebeu-se que dependendo da forma como falamos sobre o suicídio podemos aumentar o número de casos, principalmente em pessoas vulneráveis, hoje conhecemos o efeito Papageno, que demostra que dependendo da forma como falamos, podemos diminuir o número de casos.
Criamos um Manual de como falar sobre o suicídio de forma segura nas redes, ele pode ser baixado aqui e foi pensado justamente para podermos falar de uma forma positiva e segura.
Que possamos pensar em como diminuir o efeito Werther e aumentar o efeito Papageno e mais, que possamos falar sobre promoção de bem-estar, saúde mental e prevenção do suicídio o ano todo! Isso sim pode ser mais efetivo e em alguns casos, inovador e para além de trazer a questão somente no mês de setembro.
#ficaadica
Por: Karen Scavacini