❓ Crianças e adolescentes mostram na escola, sinais de que não estão emocionalmente bem?
❗Há, sim, alguns elementos importantes aos quais podemos nos atentar.
‼️ Importante sempre lembrar de que nem toda pessoa mostra esses mesmos sinais – e há vezes em que não há sinal nenhum! Falar isso é uma forma de cuidar de sentimentos de culpa como a sensação de que “eu deveria ter percebido isso antes e agido diferente”
1️⃣ Mudanças em padrões de comportamento. Repare se o aluno começou a dormir durante as aulas – ou se, ao contrário, era uma pessoa menos energética e de repente se mostra muito agitado. Atente para mudanças em padrões de alimentação ou, ainda, para sinais de isolamento.
2️⃣ Ouça o que esse aluno tem dito durante as aulas e fora delas. Isso engloba tanto falas explícitas sobre sua situação emocional (“me sinto muito mal”, “não quero mais estar aqui”) quanto comentários referentes a outros aspectos de sua vida (“já não tenho mais amigos”, “ninguém repararia se eu sumisse”, “não tem nada que eu goste de fazer”, “ninguém na minha família liga para mim”).
3️⃣ Produção de materiais escritos e de desenhos. Por vezes o aluno não se manifestará em forma de fala, mas a escola é um ambiente onde muitas produções escritas e gráficas (desenhos) são feitos. Quais mensagens esse aluno tem deixado em suas produções? Os desenhos passaram a ter marcas de violência (artefatos, pessoas feridas)? Em produções escritas, o aluno traz muitas ideias de solidão, angústia e desesperança?
📞 Se você está passando por situações muito difíceis, procure ajuda! O CVV (Centro de Valorização da Vida) atende ligações gratuitamente pelo número 188.