⬛ Quando alguém que conhecemos tenta suicídio, é normal que nos sintamos abalados e, por vezes, sem saber o que fazer.
⬛ Fingir que nada aconteceu não é o melhor caminho. Mas como equilibrar a conversa e o desejo de cuidado com o respeito à privacidade do outro?👥 Não há caminho melhor do que perguntar. Pergunte: “você quer conversar sobre o que aconteceu?”. E, caso a pessoa não queira ou não se sinta pronta, seja pelo motivo que for, lembre-se de que oferecer companhia e estar por perto já pode ser um grande gesto de cuidado.
🗣️ Caso a pessoa queira conversar, ouça-a sem julgamentos e não faça perguntas que só servem para saciar curiosidades próprias (por exemplo, sobre métodos usados). Não minimize o que a pessoa te disser, mesmo que sua intenção seja boa (por exemplo, dizer “mas isso é uma coisa tão pequena, logo passa! Não faz sentido querer morrer por isso!”) e lembre-se sempre de enfatizar o quanto você está feliz que a pessoa está aqui agora.
❤️ E, claro, atente-se também para como você está neste processo. É melhor não iniciar uma conversa do que iniciar uma conversa que não teremos condições emocionais de dar prosseguimento.
❗❗ E lembre-se sempre também que, se você estiver passando por um momento muito difícil, você não está sozinho! O CVV atende gratuitamente ligações pelo número 188, e vale também conhecer o Mapa de Saúde Mental, onde estão listados vários serviços gratuitos ou a valor acessível.