🗣️ O suicídio é um fenômeno multifatorial, ou seja, que não tem uma explicação única. Em nosso último post, falamos sobre os chamados fatores de risco, e hoje vamos falar um pouco mais sobre os fatores de proteção.
❗ Os fatores de proteção são os elementos presentes na vida de alguém que evitam que ideações suicidas ganhem espaço – e que também evitam que ideações presentes se convertam em ações.
⬛ Pensar nos fatores de proteção é importante tanto para sabermos que tipo de experiências é importante promover na vida de uma pessoa quanto para saber o que resgatar em um momento de crise. Nessas situações, pode ser mais interessante fazer a pessoa lembrar e falar sobre seus fatores de proteção do que só sobre seus fatores de risco. Isso não significa ignorar que estes existem, mas sim buscar dar um enfoque maior para quais são as coisas que fazem a vida desta pessoa ganhar sentido para ela.
❗ Novamente, é importante lembrar que nenhum fator é determinante e que mortes por suicídio podem ocorrer mesmo na presença de diversos fatores de proteção. Entender isso é importante, também, para acolher o luto daqueles que ficam!
📞 E, se você estiver passando por um momento difícil, lembre-se de que você não está sozinho! O CVV atende ligações gratuitamente pelo número 188, e busque também conhecer o Mapa de Saúde Mental (o link pode ser encontrado na nossa bio).
📝 Redação por: @maristefani
#vitaalere#ppsuicidio#fatoresdeprotecaoaosuicidio psicologia #saúdemental#autocuidado#setembroamarelo