⚠️ A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), através de sua Comissão de Alto Nível sobre Saúde Mental e COVID-19, composta por 17 especialistas de governos, sociedade civil, academia e pessoas com experiências vivenciadas em saúde mental, produziu um relatório com orientações de sobre como promover a saúde mental na Região das Américas 🌎 durante e após a pandemia.
📢 De acordo com a Diretoria da OPAS, “a saúde mental dos povos das Américas foi gravemente afetada pela pandemia da COVID-19”. O relatório, intitulado Nova Agenda para a Saúde Mental nas Américas, fornece aos países 10 recomendações para melhorar a atenção à saúde mental.
❗️ Na região das Américas, ao longo da história, a saúde mental é um fator relevante de incapacidade e mortalidade nas Américas. A pandemia da COVID-19 aumentou ainda mais os fatores de risco para problemas de saúde mental, incluindo desemprego, insegurança financeira, luto e perdas.
Mesmo os problemas de saúde mental na região sendo significativos, a maioria das pessoas afetadas não recebe os cuidados necessários. Em 2020, um alarmante percentual de 80% das pessoas com um problema grave de saúde mental não receberam tratamento.
🚨Por isso, é importante, urgente e necessário que a saúde mental seja colocada no topo das agendas políticas das Américas, além de ser incorporada e integrada a todos os setores.