🗓️ Dia 25 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem ao nascimento da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns.
👥 A Educação Infantil é a base e o início da educação formal, além de ser, também, a primeira experiência de socialização estruturada que uma criança pode ter para além de seus vínculos familiares. Ao falar de Educação, estamos falando de um direito fundamental que deve ser garantido, inclusive, para que possamos falar sobre acesso à saúde!
📖 E se você está se perguntando de que forma saúde e educação dialogam…
📚 O ambiente escolar é um dos principais pilares nos cuidados em saúde mental, na medida em que a escola atua como um espaço produtor de saúde e bem estar. Entre zero e cinco anos, faixa etária abarcada na Educação Infantil, por exemplo, é importante que sejam visadas experiências que engrandecem o desenvolvimento cognitivo, emocional, cultural e social das crianças.
Selecionamos dois trechos dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento estabelecidos pelo documento de Base Nacional Comum Curricular acerca da Educação Infantil para tratar do tema:
1️⃣ “Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.”
2️⃣ “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”.
❗ As diretrizes mencionadas promovem o fortalecimento de espaços democráticos de cuidado em saúde mental, por meio da socialização, autonomia e comunicação.
📝 Redação por: @maristefani
#dianacionaldaeducaçãoinfantil#educaçãoesaúde#saúdemental#saúdeemocional#emoções#terapia#vitaalere#vitaalere10anos