🗣️ O suicídio não é uma questão apenas médica, apenas psicológica, apenas filosófica ou apenas sociológica: é uma questão da saúde pública. Por isso, conhecer um pouco mais sobre os modelos de prevenção que são usados nesta área nos ajuda a pensar em estratégias de prevenção para o suicídio.
1️⃣ Prevenção universal envolve todas as atividades de promoção de bem estar que cabem a toda a população. Acesso à moradia, alimentação, lazer, cultura, serviços de saúde… tudo isso faz parte da prevenção universal.
2️⃣ A prevenção seletiva pode envolver atividades específicas para grupos que se encontrem em maior vulnerabilidade socioemocional. Comunidade LGBT, grupos de imigrantes, populações de regiões em que haja um maior número de mortes por suicídio…
3️⃣ A prevenção indicada envolve o acompanhamento próximo feito por uma equipe qualificada para pessoas que estejam em alto risco de suicídio – seja por já terem tentado, seja por estarem com fortes ideações, seja por algum outro motivo.
⬛ Todos os níveis são importantes para pensarmos a prevenção do suicídio de forma ampla e eficiente. Já conhecia essa abordagem? Conte para nós nos comentários!
❗❗ E lembre-se sempre também que, se você estiver passando por um momento muito difícil, você não está sozinho! O CVV atende gratuitamente ligações pelo número 188, e vale também conhecer o Mapa de Saúde Mental, onde estão listados vários serviços gratuitos ou a valor acessível.