🗣️ Independentemente de nosso trabalho e dos espaços que frequentemos, é possível que um dia nos deparemos com uma pessoa em um momento de crise mental ou emocional. O que podemos fazer numa situação dessas? Seguem algumas estratégias possíveis:
1️⃣ Focar no momento presente. Uma pessoa em crise vai sentir como se o passado, o presente e o futuro estivessem embaralhados. Tudo que está para acontecer no futuro vai parecer muito urgente, como se estivesse acontecendo agora. Da mesma forma, o passado também vai se presentificar (então dores e estresses que aconteceram anteriormente são sentidos de forma muito vívida). Estratégias que corporalmente ajudem a pessoa a filtrar a quantidade de coisas que estão passando por sua cabeça podem ser muito valiosas. Um exemplo é a de convidá-la a, com você, listar elementos perceptíveis com seus sentidos (olfato, visão, tato, paladar e audição). Os sons da rua, a textura do chão ou de sua roupa, os detalhes de uma parede: todos esses elementos podem receber atenção.
2️⃣ Tendo isso em mente, fica mais fácil compreender que o tempo percebido por essa pessoa pode ser diferente do percebido por você. Sendo assim, respeite os momentos em que ela ficar em silêncio, não a apresse a dizer nada. Da mesma forma, caso ela pareça repetir várias vezes uma mesma coisa, não corte essas falas com comentários como “de novo isso? Mas você acabou de falar disso várias vezes, já! Precisa mudar de assunto!”. Mesmo que a intenção seja de fazê-la se afastar do sofrimento, entenda que esse tipo de comentário é muito mais prejudicial do que qualquer outra coisa.
〰️ Esteja atento aos limites de sua ação! Não é necessário pretender realizar com a pessoa uma sessão de terapia. O importante é conseguir apaziguar os intensos sentimentos até que algum profissional especializado chegue para prestar o atendimento necessário.
🗣️ O que estamos ofertando aqui é um brevíssimo resumo de algumas estratégias possíveis. É essencial que o acolhimento seja sempre feito por profissionais capacitados! Nosso objetivo é disseminar informações que podem ter utilidade para o público geral – afinal, qualquer pessoa pode se ver diante de alguém em crise, independentemente de qual sua área de trabalho. E, nesses momentos, é essencial ter alguma noção, mesmo que não aprofundada, de quais condutas devem ou não ser tomadas! ❗❗ E lembre-se sempre também que, se você estiver passando por um momento muito difícil, você não está sozinho! O CVV atende gratuitamente ligações pelo número 188, e vale também conhecer o Mapa de Saúde Mental, onde estão listados vários serviços gratuitos ou a valor acessível.
📝 Redação por: @maristefani