❓ Após uma tentativa de pôr fim à própria vida, é muito possível que tanto a pessoa tentante quanto as pessoas próximas fiquem muito abaladas. O que podemos dizer numa situação dessas?
1️⃣ A tentativa não precisa se tornar um tabu sobre o qual é proibido falar. Dizer “eu soube do que aconteceu, se precisar conversar pode me chamar” é também uma forma de mostrar preocupação e carinho. Mas, durante essas conversas, evite perguntas como “mas por que você fez isso?” ou “de que jeito você tentou?” ou peça para a pessoa mostrar marcas ou cicatrizes.
2️⃣ O momento já é muito delicado, e não será de nenhum bem para a pessoa ouvir coisas como “ah, mas todo esse sofrimento por uma coisa tão pequena? Logo passa!” ou “tanta gente passa coisa pior e você aí se lamentando por causa disso”. Se o sofrimento chegou ao ponto de fazer a pessoa achar que acabar com tudo era a única forma de se livrar dele, com certeza para ela ele é imenso. Frases como essas não terão o efeito de apresentar uma outra perspectiva para a pessoa mas podem, isso sim, fazê-la se sentir incompreendida e sem saída. No lugar, tente dizer: “eu consigo apenas imaginar como isso tudo foi difícil para você” ou “se tiver algo que eu possa fazer para te ajudar com isso, me diga”.
3️⃣ As tentativas de pôr fim à própria vida vêm quando a pessoa está se sentindo muito sozinha e desamparada. Então nesses momentos, mais do que nunca, reforce com palavras e ações o quanto essa pessoa é importante para você e o quanto você está feliz que ela está aqui presente.
❗E, claro, sempre importante atentar para qual o nível de intimidade que vocês têm e qual é a abertura que a pessoa está mostrando para falar sobre esse assunto com você, bem como para qual a sua própria disponibilidade para cuidar do assunto. Sempre ofereça a ajuda que você de fato vai conseguir concretizar!
❗❗Em caso de necessidade, busque o CVV gratuitamente pelo número 188
#saúdemental#setembroamarelo#cvv#vitaalere#ppsuicidio#karensca