⚪️ Janeiro Branco: Saúde Mental não é entretenimento.
Foi pauta nas últimas semanas e precisamos falar sobre isso: saúde mental e episódios de grande estresse emocional não podem ser vistos e tratados como entretenimento, pois são assuntos sérios, que precisam de compreensão para que as pessoas que passam por isso possam receber acolhimento 🫂 e ajuda.
O BBB começou no início de janeiro e já repercutiram dois episódios sobre os quais queremos falar sobre:
1️⃣ Desmaio da participante Alana: foi uma crise de ansiedade?
As crises de ansiedade causam sensações muito desconfortáveis como alterações no sono, preocupação excessiva, tensão muscular, ataques de pânico, com sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza, comportamento compulsivo, tontura e sensação de desmaio com sintomas como náuseas e vômitos, falta de ar e mudanças de humor.
Mas, no caso da Alane, a condição foi a Síncope Vasovagal, que acontece em situações de muito estresse emocional somados a estresse físico, que podem sim causar desmaios.
2️⃣ Desistência da participante Vanessa Lopes: foi abstinência de celular?
Um dos assuntos mais comentados da semana passada foi o comportamento e posterior desistência da participante Vanessa Lopes. Teorias foram levantadas sobre a real condição da Tiktoker de amplo alcance: foi abstinência de celular? Foi personagem? Foi um surto psicótico? Foi um choque de realidade? Foi medo de cancelamento?
É impossível diagnosticar o que aconteceu com a jovem de 22 anos sem avalia-la e compreender sua condição com real embasamento. Mas, é inegável que Vanessa passou por um momento de grande estresse e sofrimento emocional, causados por sentimentos como medo, insegurança, incertezas, estresse agudo, entre outras coisas.
Mas, estes casos podem servir de alerta 🚨 para relembrarmos que falar de saúde mental, buscar e disseminar informações seguras sobre o tema, não julgar e acolher quem precisa é fundamental!
E se você estiver passando por sofrimento emocional, peça ajuda! Há pessoas e profissionais treinados para te ajudar: @cvvoficial, @mapasaudemental, @canal.podefalar