⚠️ O início de um relacionamento tóxico e abusivo vivido dentro de um reality show, exibido para todo o Brasi, foi pauta nas últimas semanas. E, sim, precisamos falar cada vez mais sobre isso, pois além de ser uma situação de grande sofrimento emocional e psicológico para quem vive, pode se tornar um gatilho para o suicídio.
O termo “dar cotoveladas na sua boca”, o desprezo e o posterior “arrependimento” quando descoberto, são sinais claros de um abusador. Qual é a distância entre este início e uma ideação suicida❓Não há como dizer, pois ainda não há muitos estudos e pesquisas neste campo, e como sempre dizemos, o suicídio é multifatorial, mas a relação entre situações de violência e relacionamentos abusivos com alterações na mente é cientificamente comprovado podendo levar, inclusive, muitos destes casos ao suicídio.
✅ Ainda, um estudo realizado há alguns anos com mulheres na Turquia constatou que 100% das que tentaram o suicídio já tinham sido expostas a algum tipo de violência como verbal, física, financeira e sexual.
Por isso, sim. É um sinal de alerta, pode ser um gatilho. Reconhecer estes comportamentos e pedir ajuda ou ajudar alguém que esteja vivenciando este relacionamento é uma forma de prevenir o suicídio.
👀 Conheça o mapa do acolhimento, que presta atendimento a mulheres vítimas da violência e o Mapa da Mulher, do IVA que mostra locais onde mulheres podem ter atendimento gratuito em saude mental!
💬 Fale sobre isso, compartilhe este post e converse com qualquer mulher para que ela saiba que não precisa viver este tipo de relacionamento. Sempre há alguém disposto a ajudar!
#vitaalere#saudemental#ppsuicidio#karensca#suicidologia#gatilhosmentais#relacionamentotoxico