🗣️ O suicídio é um fenômeno multifatorial e é grande a importância de olharmos para os fatores de risco e de proteção envolvidos.
❗ Hoje, vamos falar um pouco mais sobre os fatores de risco. Conhecer esses fatores é importante não só para sabermos ao que atentar em nosso trabalho mas também para não esquecermos da importância de lutarmos por uma sociedade igualitária.
⬛ Violência, uso abusivo de substâncias, vulnerabilidade socioeconômica, preconceito, perdas recentes, dores crônicas, fome…
⬛ A lista pode parecer extensa, e de fato ela é grande. Porém, é importante pensarmos que para cada um desses fatores, há também uma possibilidade de nós, individual ou coletivamente, intervirmos de forma a promover um maior bem-estar para a pessoa que estiver numa situação vulnerável.
❗ Lembrando, também, que nenhum fator é determinante, de forma que sua presença não condiciona ninguém a um suicídio inevitável. Além disso, há casos em que pouquíssimos fatores se verificavam e uma morte ocorre mesmo assim. Entender isso é importante, inclusive, para acolher o luto daqueles que ficam.
📞 E, se você estiver passando por um momento difícil, lembre-se de que você não está sozinho! O CVV atende ligações gratuitamente pelo número 188, e busque também conhecer o Mapa de Saúde Mental (o link pode ser encontrado na nossa bio).
📝 Redação por: @maristefani