❓ Como podemos ajudar um amigo que está em risco de suicídio?
1️⃣ – Atentar aos sinais: existem algumas falas e comportamentos que podem sinalizar que algo não vai bem. Alguns exemplos: perda de interesse por atividades que gostava antes, agressividade aparentemente sem motivo, isolamento, frases como “acho que as pessoas vão ficar melhor sem mim”, “nada nunca dá certo para mim”, “não existe ninguém que vai conseguir me ajudar”.
❗ Importante lembrar: nem toda pessoa que se mata mostra algum desses sinais. Então, se você perdeu alguém por suicídio, lembre-se de que não é uma questão de culpa sua por “não ter percebido antes”.
2️⃣ – Oferecer acolhimento: agradeça a pessoa por ter confiado em você e te contado sobre o que está sentindo. Evite dizer coisas como “eu sei EXATAMENTE o que você está sentindo” ou “não se preocupe, isso vai passar”, pois essas frases podem soar como tentativa de diminuir o que a pessoa está sentindo. No lugar, diga algo como: “eu posso não saber exatamente o que é passar por isso, mas consigo imaginar o quanto está sendo difícil para você. Estou feliz que você está conversando sobre isso agora”.
❗ Importante: se a pessoa pedir segredo, lembre-se de que o suicídio é uma questão séria demais para ser cuidada por uma pessoa só. Você e seu amigo podem pensar juntos em pessoas que podem ser acionadas. Se estamos falando de crianças ou adolescentes, podemos pensar em familiares, professores e outros adultos de referência.
3️⃣ – Fortalecer rede de apoio: além de pensar em pessoas com quem seu amigo possa compartilhar o que está sentindo, também é possível pensar em momentos em grupo que podem ser promovidos para que ele se sinta bem. Pode ser o momento de encontrar os amigos para jogar, ver filmes ou praticar algum esporte.
❗ Isso são coisas para serem feitas ao longo do tempo de forma a aumentar a sensação de bem-estar emocional. Não são cuidados emergenciais!
4️⃣ – Acompanhar a pessoa em serviços de saúde: se a pessoa está manifestando pensamentos e comportamentos suicidas, é importante que ela passe a ser acompanhada por um profissional da área da saúde mental. Você pode apoiá-la ajudando-a a ligar para marcar uma consulta, acompanhando-a no dia que ela for ao médico/psicólogo ou verbalizando palavras de apoio como “está tudo bem ter que ir no psicólogo para falar do que você está sentindo. Isso é algo normal e não é um sinal de fraqueza!”
5️⃣ – Atentar para seus próprios sentimentos: ver alguém que amamos em uma situação delicada, falando que quer se matar, pode trazer gatilhos emocionais para nós mesmos. Lembre-se sempre de que cuidar de um amigo que está passando por um momento difícil não significa ter de resolver todos os problemas da vida dele! Atente-se sempre para como você mesmo está se sentindo no processo.
📞 Se você está passando por situações muito difíceis, procure ajuda! O CVV (Centro de Valorização da Vida) atende ligações gratuitamente pelo número 188.
📚 Para mais informações, acesse a cartilha “prevenção do suicídio na Internet para Adolescentes”, disponível na íntegra e gratuitamente no nosso site (link na bio)!