- 🤔 “Meu psicólogo vai contar as coisas que eu falo para alguém?”
🗣️ Essa é uma das dúvidas muito comuns em quem está começando um processo terapêutico. Hoje, vamos explicar um pouco sobre aquilo que é chamado de sigilo.
📚 O Artigo 9º do Código de Ética da Psicologia diz o seguinte: “é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional”.
❗ Isso significa que tudo que é falado em terapia não vai ser compartilhado com ninguém!
❓ Mas existem exceções?
⬛ Sim. Caso a pessoa esteja colocando a própria vida ou a vida de outras pessoas em risco, o sigilo pode ser quebrado. Isso significa: entrar em contato com outros profissionais que a acompanham, entrar em contato com familiares ou responsáveis, entrar em contato com equipes de resgate, etc.
❗ Mas, mesmo nesses casos, há uma dimensão de sigilo que é, sim, mantida! O Código de Ética também diz: “em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias” (Artigo 10º, parágrafo único).
⬛ Isso significa que as informações que serão passadas adiante serão sucintas e diretas ao ponto necessário. Detalhes da intimidade da pessoa permanecerão sempre em sigilo!
💬 E você? Já sabia dessas informações? Tem alguma outra dúvida que gostaria de ver por aqui? Conte para nós nos comentários – e mande este post para alguém que precisa ficar sabendo disso!
📝 Redação por: @maristefani
#terapia #saúdemental #começarterapia #ppdosuicídio #vitaalere #vitaalere10anos #ppsuicidio #karensca