Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio
Desde 2015, o Instituto Vita Alere em parceria com a AFSP (Associação Americana de Prevenção do Suicídio) tem realizado no Brasil, em novembro, o encontro do Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados por Suicídio.
A AFSP realiza anualmente este evento desde 1999. De acordo com a página oficial, (https://afsp.org/find-support/ive-lost-someone/survivor-day), o senador Harry Reid, sobrevivente enlutado pelo suicídio do pai, apresentou uma resolução ao Senado dos Estados Unidos que levou à criação do “Survivor Day”. O objetivo é dedicar um dia para que as pessoas impactadas pelo suicídio de um ente querido possam se unir para apoiar-se mutuamente e também para aumentar a consciência pública sobre o tema; portanto o evento é aberto para os interessados e não apenas para os sobreviventes enlutados. Em sua criação, foi determinado que o encontro ocorreria sempre no sábado antes do Dia de Ação de Graças americano, uma vez que esta é uma data difícil para os sobreviventes enlutados por suicídio.
Este ano:
Neste ano, pensamos em fazer um encontro diferente, que possibilitará a participação de um maior número de pessoas: no próximo dia 23 de novembro, às 10:00 horas, a Dra. Karen Scavacini, fundadora do Instituto Vita Alere, fará uma live pela página do Facebook do Vita Alere e transmitirá o vídeo deste ano da AFSP. Nele, uma família fala sobre seu processo de luto por suicídio.
Em seguida, teremos uma discussão com a participação das pessoas que estiverem online, respondendo perguntas e compartilhando as reflexões que o vídeo trouxer. Também iremos propor uma atividade para os sobreviventes enlutados.
Esperamos por vocês, na página do Instituto Vita Alere no Facebook.