O mundo perde US$1 trilhão por ano por deixar de tratar a depressão e ansiedade

Recentes pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sugerem que o tratamento ineficaz de depressão e ansiedade está gerando problemas econômicos importantes. Esses transtornos de saúde mental custam à economia global US$1 trilhão a cada ano, segundo o estudo, publicado na revista “The Lancet Psychiatry”. Além disso, o médico Shekhar Saxena, da OMS, disse à…

Criança tem depressão sim, apesar da resistência dos adultos em aceitar

“Ninguém acredita que criança tem depressão”, sentencia a neuropsicóloga Kelly Glay Sakehama, 43 anos. Quando os primeiros sintomas aparecem, como queda do rendimento escolar, irritabilidade constante e até a tão falada hiperatividade, os pais ou responsáveis tendem e pensar que o pequeno tem qualquer outro transtorno, menos, a doença dos “adultos”. “Normalmente no ambiente escolar…

Amizades e apoio da família ajudam a prevenir depressão na adolescência, diz pesquisa

A adolescência é, por si só, um período complicado, que envolve um amadurecimento à flor da pele na medida em que o(a) jovem vai descobrindo o mundo e criando sua própria identidade. Porém, essa etapa do crescimento pode ficar ainda mais difícil se vivida com uma depressão. Pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram recentemente que…

O pequeno país sul-americano que tem o maior índice de suicídios do mundo

Em um pequeno estande da GuyExpo, a principal feira da Guiana, o Escritório de Pesticidas e Produtos Químicos Tóxicos, uma agência do governo, tenta atrair visitantes. Um armário com recipientes de vidro contendo líquidos borbulhantes com as cores da bandeira do país (vermelho, preto, verde, branco e amarelo) chama atenção. Alguns chegam e pegam folhetos…

Suicídio de jovens Guaranis debatido nas Nações Unidas

Cidade do Vaticano (RV) – O alto índice de suicídios entre jovens Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul foi apresentado no Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas que, após duas semanas de debates, se encerra nesta sexta-feira, (20/05), em Nova Iorque. “Especificamente com os Guarani-Kaiowá, que é a população indígena que mais comete suicídio…

Indígenas do Sul do Tocantins recebem orientação sobre saúde mental e prevenção de suicídio

“Os pouco mais de 200 moradores da aldeia São João, a 75Km de Formoso do Araguaia (TO), convivem com a modernidade e a preservação das tradições indígenas. Entre as casas feitas de palha, tijolos e as antenas parabólicas, há 35 anos vivem crianças, jovens, adultos e idosos que mantém suas raízes a história do povo…